segunda-feira, 19 de março de 2012

Bruxelas - Bélgica

Bruxelas - Bélgica

Bruxelas foi fundada por um descendente de Carlos Magno no século X. Hoje possui mais de 1,8 milhões de  habitantes. Em Bruxelas estão situadas as principais instituições da União Européia, tornando-a capital de facto da União Européia. É o centro da economia belga. A cidade acolhe a Comissão Européia (edifício Berlaymont) e o Conselho Europeu (edifício Justus Lipsius). Além disso, cerca de 75% do trabalho do Parlamento Europeu tem lugar em Bruxelas. É sede também de várias Universidades.

Quando visitar:
Visitei Bruxelas no inverno. Não indico. As melhores estações para visitar a capital da Bélgica são Verão e Primavera, pois Bruxelas tem jardins e parques floridos que são lindos, mas no inverno o que se vê são galhos retorcidos sem nenhuma folha. Além disso, as pessoas ficam mais dentro de casa e o ambiente fica triste.

Onde ficar:
Ficamos bem no centro, ao lado de uma estação de metrô, perto de muitos restaurantes numa rede de hotéis tipo apartamentos (sala, quarto, cozinha) com café da manhã (Citadines). Nos atendeu muito bem. Recomendo.

Como ir de um lugar para outro:
Com certeza de metrô. O metrô passa por toda a cidade, as estações são boas, limpas.
Tivemos uma experiência bem chata quando chegamos na estação. Viemos de trem e pegamos um táxi para chegar ao hotel. O preço da corrida ficou em 13 euros, mas o taxista cobrou 20euros porque ajudou a colocar as malas no porta-malas. Depois, descobri que o hotel ficava há apenas 3 estações de metrô.

O que visitar:
Bruxelas tem uma construção bem antiga que vale a pena ser visitada. O Grand Place, onde fica o prédio da prefeitura, tem construções do ano de 1401/1459 (Imagina, o Brasil nem tinha sido descoberto!!). A Catedral St. Michel foi construída em 1225.

Descendo na estação de metrô Maelbeek ou Schuman tem bastante coisa para visitar (um dia inteiro), começando pelo Cinquantenaire ou Jubelpark com um jardim lindíssimo (no verão e na primavera). Esse parque foi construído em 1880 pelo Rei Leopold II, em comemoração ao aniversário de 50 anos da independência da Bélgica.



 Neste parque encontram-se 3 museus: Musèe Royalsde l'Armèe (Museu das Armas), Musèe Royaux d'Art et d'Histoire (Museu de Arte e História Real) e o Musèe du Cinquentenaire (Museu da História dos 50 anos de independência).


Saindo do parque, tem uma área de construção mais moderna e logo adiante encontra-se o Ambiorix um parque bem menor, apenas com um pequeno jardim. E, para o outro lado tem o Parc Lèopold, onde pode-se visitar o Musèe des Scienses Naturelles (Museu das Ciências Naturais), tem o Europees Parlement (prédio do Parlamento Europeu) e o Place du Luxembourg.


Outro parque que merece a visita é o Parc de Bruxelles onde fica o Palácio Real (Palais Royal). Bem próximo ao parque tem o Museu de Belas Artes (Musèe des Beaux-arts). 


Parc de Bruxelles (Vistas)

Na estação Heisel fica o Brupark (boa pedida para ir com as crianças)onde fica um parque aquático, alguns outros brinquedos, restaurantes (tem até comida brasileira), a Mini Europa com os principais monumentos dos diversos países da Europa e o Atomium, construção super moderna no formato de um átomo, onde pode-se subir (após enfrentar uma fila grande) para olhar a vista 360 graus de Bruxelas, tem restaurante, chocolateria e lojinha.

Atomium

Em Bruxelas também fica a famosa estátua do Manequinho, próximo a estação de metrô Anneessens.
Bruxelles Manneken Pis cropped.jpg
Manequinho


About this soundOnde comer:
Recomendo o restaurante Joseph Marie que fica na praça e estação de metrô Saint Catherine. Servem comida francesa e a especialidade são os peixes e frutos do mar. Maravilhoso!!! Pedimos 4 pratos diferentes e era um melhor que o outro. Recomendo.

Não se pode deixar de experimentar as cervejas e os chocolates Belgas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário