domingo, 1 de abril de 2012

Amsterdam - Holanda

Amsterdam - Holanda

Amsterdam é a capital da Holanda e também a maior cidade dos Países Baixos. Seu nome é derivado do Rio Amstel, onde, dizem, a cidade foi fundada por dois pescadores no século XIII. Tornou-se independente apenas no século XIV, após 80 anos de guerras com a Espanha. Durante as guerras, foi refúgio dos judeus. Hoje, possui cerca de 2 milhões de habitantes. Destaca-se pelo setor financeiro (5o. centro financeiro da Europa) e pela sua infra-estrutura.
Canal de Amsterdam


Quando visitar:
Amsterdam é uma cidade muito úmida e as chuvas são frequentes durante todo ano. Os invernos são frios, mas não são extremos, assim como os verões, em que a temperatura gira em torno dos 25 graus. Porém, durante os meses da primavera e verão a cidade é mais animada, agitada e florida.

Onde ficar:
Como toda a Europa, a cidade possui vários tipos de acomodação. De hotéis de luxo a albergues de estudantes. Tem bairros mais tranquilos, mas também mais distantes de tudo. Eu recomendo o bairro do Jordaan, bem central e histórico, onde se encontram lojas, restaurantes, pontos turísticos e é bem próximo da estação de trem e do porto.

Como ir de um lugar para outro:
A melhor opção, sem dúvida, é a bicicleta. As ciclovias cruzam toda a cidade e os demais motoristas respeitam muito. O único problema é encontrar lugar para estacionar a bicicleta, pois a cidade é tomada por elas. Pode-se usar ônibus, táxi, ônibus turístico, charrete e barco.
Passeio de Carruagem


O que visitar:
Reserve alguns dias da viagem para Amsterdam, pois tem muitas opções, para todos os gostos.

Próximo à estação de trem, encontra-se o ponto de onde saem o ônibus turístico, que passa pelos principais pontos e os cruzeiros, que fazem os pontos turísticos através dos canais. Os ingressos são combinados e pode-se usar qualquer dos dois por 48 horas, sendo que se pode descer e tomar o transporte novamente quantas vezes quiser.

Ainda perto da Estação de trem, encontra-se o Torture Museum (Museu da Tortura). É compacto, mas tem várias réplicas das formas de torturas mais usadas na Idade Medieval. É muito interessante. Não recomendo para crianças, pois é escuro e a música deixa o clima um pouco assustador. Na saída tem lojinha de souveniers.


O bairro do Jordaan vale um passeio a pé. As ruas são bem estreitas, a construção é muito antiga (esse foi o primeiro bairro) e, em alguns momentos, parece que está para cair. Tem muitas lojinhas, cafés, docerias, restaurantes. Nesse bairro ficam a Nieuwe Kerk, antiga catedral, onde, hoje, há uma exposição sobre a história do judaísmo. Em frente tem o shopping Magna Plaza, com algumas marcas famosas. O museu Madame Tussauds também fica próximo à catedral.
Bairro Jordaan

Casa da Anne Frank
Passando o shopping à direita (para quem desce da estação de trem), dois canais à frente, há uma outra igreja linda, a Westerkerk. Em frente a ela fica a estátua em homenagem à Anne Frank. Passou a igreja, logo à direita (você vai perceber pela fila), fica a casa da Anne Frank: a Anne Frank Huis. Vale muito a pena visitar. O museu conserva a construção original e a cada cômodo, é contata uma parte da história dessa família de refugiados. É impressionante. Há uma exposição de fotos da família e dos diários originais. Na saída tem uma livraria e um café. Vale o passeio.


Próximo ao porto também tem várias opções: a biblioteca Openbare Bibliotheek (OBA), o prédio NEMO, moderna construção que imita a proa de um navio, que abriga o museu de ciências e tecnologia. A construção tem esse formato em homenagem aos grandes navegadores e porque a Holanda tornou-se um grande centro financeiro graças às navegações e ao porto.  Tem uma antiga caravela que também pode ser visitada. As crianças adoram.

Natura Artis Magistra
Amsterdam possui um zoológico muito bonito e completo: o Natura Artis Magistra, tem algumas espécies bem diferentes da que costumamos ver aqui no Brasil. Conta com aquário, planetário, insetário, play ground, restaurante. É passeio para o dia todo. Funciona das 11h30 as 17h. Saindo do Zoológico, tem a parada obrigatória para tirar uma fotografia em frente ao Moinho. E já dá para seguir até o Tropical Museum, que tem uma mostra completa das espécies encontradas nas regiões tropicais. Passando o Museu, tem o parque Oosterpark, tem jardim e um lago atravessando o parque. Para descansar.

Pode-se dar uma passadinha pelo bairro da "Luz Vermelha", onde ficam os hotéis com as famosas vitrines onde as mulheres se exibem usando apenas as peças íntimas.

Na praça Het Spui ficam a universidade, cafés, sebos, livrarias. É um lugar gostoso para sentar e tomar um café no fim da tarde.

Outra visita interessante é no Gassan Diamonds, uma fábrica de diamantes. É possível visitar todo processo de fabricação de joias, desde o momento em que chegam os diamantes brutos, até a lapidação e as joias. No final da visita tem uma joalheria com precinhos tentadores.

Para quem gosta de museu: o Museu Marítimo é um dos mais completos desse tipo, o Museu de Amsterdam com objetos que contam toda a história da cidade e o imperdível Museu Van Gogh, com obras dele e outros artistas famosos. O moderno estádio Arena Ajax Museum também vale a visita. Na praça dos museus Het Museumplein, durante os meses de inverno, é montada uma pista de patinação no gelo.
Fábrica da Heineken
Outra experiência que não pode deixar de ser feita é a Heineken Experience. Trata-se de visitar a fábrica da cerveja mais famosa da Holanda. Podemos ver todo o processo de fabricação da cerveja, participar de atividades interativas, degustar a cerveja. Ao final da visita tem um bar e uma loja com muita coisa diferente. vale muito a pena essa visita. Abre das 12h as 18h às segundas e de terça a sábado das 10h às 18h. Não abre aos domingos.

O aquário de Amsterdam (Sea Life Conservation) também é um bom programa para as crianças. É lindo!!!
Bar de Gelo
Outra experiência diferente e que vale a pena é o Ice Bar, um bar todo feito de gelo (das paredes aos copos) com temperatura de -15 graus. Dá para levar as crianças, pois são servidos sucos também. É muito interessante e bem gelado. Embora eles distribuam casacos e luvas, meu pé quase congelou. Sai do bar e tomei um chazinho quente.







Onde comer:
 Sem dúvida, uma das opções é a Hard Rock. Outra opção é o jantar servido no barco durante o passeio: Dinner Cruise. Não pode deixar de experimentar os waffles de mel.


Comprinhas:
A lojinha da fábrica da Heineken tem muitas coisas diferentes. Para quem gosta de queijos, uma boa opção é a Alidahoeve. Andando pela cidade acha-se de tudo, objetos de arte e decoração bem diferentes, aqueles sapatinhos holandeses, fantasias, brechós, livros e obras de arte. Tem a feira de flores e orgânicos que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário