Muitos podem se perguntar se essa é uma palavra sem muito sentido, uma invenção apenas para dar nome a um blog. Não. Acreditem, essa palavra existe e significa "passeando". Em que língua? Biritibês!!! Pois é. A minha sogra, Dona Tereza, é uma senhora de Biritiba Ussu e lá eles tem um dialeto próprio. Entre muitas palavras que eu fui conhecendo nesses anos todos de casada. Goderiar é um verbo cujo significado é passear e a pessoa que passeia muito é godéria ou godério. Então, vamos goderiar?
terça-feira, 17 de julho de 2012
Dicas para organizar uma viagem com os filhos
Viajar com os filhos é sempre inesquecível, mas nem sempre esse comentário traz lembranças positivas. Para que isso ocorra, são necessárias algumas providências:
1. Planejamento - a criança necessita de rotina e, quando essa rotina será quebrada, precisamos avisá-la com antecedência para prepará-la. Mas, atenção, esse tempo tem que ser o suficiente para que ela participe minimamente dos preparativos. Ao avisá-la com muita antecedência, pode-se gerar muita ansiedade, principalmente porque dependendo da idade a criança ão tem noção de tempo.
2. Envolva seus filhos nos preparativos. Combinando, por exemplo, que roupas vão levar e pedindo ajuda para organizar a bagagem.
3. Tente organizar o horário de viagem seguindo a rotina das crianças. E, lembre-se, para que a viagem seja tranquila, eles devem estar bem alimentados, hidratados e ocupados durante o tempo que levar a viagem.
4. Prepare uma mochila com os brinquedos preferidos. Para os adolescentes vale iPod, iPad...
5. Independente do meio de transporte escolhido para realizar a viagem, não saia de casa sem uma bolsa com tudo o que é necessário: alimentos leves como biscoitos e frutas, água, roupa extra, lenços umedecidos, medicamentos que a criança está acostumada a usar...
6. Nas viagens de carro, o ideal é parar a cada 2/3 horas para "esticar as pernas" e deixar que as crianças gastem um pouco da energia correndo, pulando. Se a viagem é longa, relate o caminho para diminuir a expetativa e a irritação.
7. Nas viagens de avião, procure reservar os lugares com antecedência. Existem acentos mais à frente que podem ser destinados a crianças pequenas, com mais espaço para seus movimentos. Existem opções de menu infantil que devem ser solicitados com antecedência e são servidos antes dos demais.
8. Saiam de casa equipados, pois podem haver atrasos nos aeroportos.
9. Como as crianças menores não sabem ainda compensar a pressão sentida nos ouvidos, nos momentos da decolagem e da aterrissagem, dê chupetas ou mamadeiras aos menores e peça aos maiores para mascar chicletes.
10. Antes de viajar (ou quando isso se fizer necessário durante a viagem), diga claramente à criança qual é o comportamento que é esperado dela. Explique o que pode ou não fazer.
11. É muito interessante, antes de viajar, pesquisar sobre o lugar que será visitado, conversar sobre os possíveis programas. As informações que as crianças adquirem em viagens são insubstituíveis. Converse sobre o clima, a geografia, a beleza, a cultura, o povo... para que a criança já tenha informações quando chegar ao local. Assistir a filmes sobre a região que será visitada também é muito interessante.
12. Durante a viagem, monte com a ajuda dos filhos um "diário de viagem", com fotos, informações, ingressos, programas, cartões-postais, desenhos de cada lugar visitado.
13. O planejamento é muito importante, mas devemos ser flexíveis e estar dispostos a realizar mudanças, principalmente quando se viaja com crianças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário