domingo, 2 de setembro de 2012

Frankfurt - Alemanha

Frankfurt - Alemanha
Margens do Rio Main. No inverno tudo é cinza!!!

Foi fundada pelos romanos no século I. É a maior cidade do estado de Hesse, na Alemanha. Sua população é de 700.000 habitantes. É cortada pelo rio Main.

 Frankfurt é o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental.







Quando visitar:
Lago congelado. Os patinhos andavam por cima do gelo. 
Depende do gosto do turista. Se gosta do frio, pode ir no inverno quando os rios e lagos estão congelados e há neve por toda a cidade. O problema é que nessa época, como podem ver, a cidade fica cinza e meio triste. Se quer fugir do frio, escolha o verão. Mas a primavera deixa a cidade muito bonita e o clima é bem ameno fazendo bastante calor durante o dia e frio ao anoitecer.






Onde ficar:
As melhores opções para quem gosta de sossego é ficar próximo a um dos parques, que se situam em bairros mais afastados. Uma boa escolha é ficar próximo à estação de trem, onde tem inúmeras opções de hotéis e alojamentos. Dessa forma, dá para pegar o metrô para outras localidades, dá para ir até o centro comercial ou pegar os transportes para visitar as cidades próximas.

Como ir de um lugar para outro:
Frankfurt tem muitos táxis, o metrô corta toda a cidade assim como os ônibus ou pode-se optar pelos ônibus turísticos. Vale a pena andar no bondinho Ebbelwie Express, é diferente.

O que visitar:
Confesso que me decepcionei um pouco com a cidade. Antes de ir imaginava muitas casinhas e jardins no estilo do Sul do Brasil, mas o que encontrei foi uma metrópole, muito bonita e organizada, mas não tinha nada demais. Muitos prédios, inclusive, são bem modernos, altos e espelhados.

Ciclovia às margens do rio Main
Pegamos o ônibus turístico para conhecer um pouco da cidade. Ele faz as margens do rio Main, onde estão localizados vários museus. Para quem gosta de visitar museu, tem muita opção, além de exposições itinerantes: Haus Giersch (museu de arte regional), Heinrich-Hoffmann ( museu do fotógrafo oficial do Hitler), Historisches (museu de história), entre outros museus de fotografias, de propaganda, de comunicação, de design etc. Fica um ao lado do outro dos dois lados das margens do rio. Um dos mais conhecidos é o Senckenberg (Museu de História Natural) com simulações dos habitats, fósseis, ossadas de dinossauros, etc. A entrada para adultos é 6 euros e menores de 16 anos pagam a metade. Abre diariamente das 9h as 17h.


Museu de História Natural


Nos hotéis existe um guia gratuito com 95 páginas só sobre os museus, com endereços, horário de funcionamento, cafés  e restaurantes, e uma pequena amostra das obras que podem ser encontradas.










Praça Romerberg
Na praça Romerberg podem ser vistas aquelas casinhas com construção bem típica alemã (aquelas do sul do Brasil que eu queria tanto ver), tem comércio com louças, temperos, papelarias, restaurantes, sorveterias, lojas de roupas, videogames (Gamestop), etc. Pode-se gastar um tempo aqui.







É aqui que fica também a Igreja principal da cidade e algumas ruínas da época das guerras.





A Berger Street é uma rua típica bem no centro (o ônibus de turismo para lá e volta para pegar após uma hora aproximadamente). Lá pode-se encontrar frutas, artesanato, souveniers.


Para ver Frankfurt de cima, vale a pena subir na Main Tower. 




heidelberg
Existe um passeio de meio dia que vale à pena. É para a cidade vizinha de Heidelberg. Trata-se de uma pequena cidadezinha da idade média, construída em pedras, com castelos que é muito charmosa!!!

Ela está situada nas margens do rio Neckar, ao longo de num vale coberto por uma generosa vegetação, a primeira impressão que se tem é a de uma completa harmonia entre natureza e arquitetura. Os prédios, ruas, pontes e todo o conjunto parecem perfeitamente integrados ao meio ambiente, transformando num prazer a exploração de cada recanto ou a descoberta de novas vistas.

O zoológico também é uma boa pedida para quem viaja acompanhado das crianças. Tem um jardim muito gostoso com uma área para picnic ou restaurantes. Dá para passar o dia. Abre diariamente das 9h as 17h e o valor do ingresso para adultos é 12 euros e para crianças de 3 a 14 anos é 7 euros. Crianças menores de 3 anos não pagam.

O aeroporto é um caso à parte. É enorme e lindo, cheio de lojinhas e restaurantes. Vale a pena ir com antecedência e curtir o que há por lá.


Onde comer:
Ao chegar, queríamos comer comida alemã: chucrute, joelho de porco e tomar uma cervejinha nacional. Nos indicaram o restaurante Baster Eck. A comida estava muito boa e o atendimento foi bom. O restaurante fica na Baseler Platz.



Comprinhas:

Grandes marcas podem ser encontradas na Goethe Strasse e na rua Zeil. Se o que você procura são coisinhas para casa vá a Lorey (Grosse Eschenheimer Strauss). Tem também o shopping Isenburg-Zentrum com mais de 140 lojas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário