Nápoles - Itália
Nápoles é uma comuna italiana que fica na região da Campania, mar Tirreno. É a terceira cidade mais populosa atrás apenas de Milão e Roma. É mundialmente conhecida por ser a terra natal da pizza. Seu centro histórico é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Nápoles tem um dialeto próprio que dificulta a compreensão dos turistas, mesmo daqueles que falam o idioma italiano. Em Nápoles existe uma máfia, a Camorra.
Quando visitar:
Nápoles já tem o clima mais quente devido à sua proximidade do mar. Portanto, o ideal é visitar a cidade na primavera ou no outono. É uma cidade superlotada e como junho e julho são férias na Itália, é bom fugir desses meses.
Onde ficar:
Como ir de um lugar para outro:
Como estávamos de passagem, fomos de carro. Mas esse é o trânsito mais caótico em que eu já dirigi. As ruas do centro histórico são muito estreitas e como não bastasse, há carros estacionados dos sois lados das ruas. Os carros surgem do nada e parece não existir regras de trânsito. A impressão que dá é que cada um faz o que quer. Portanto, escolha outro meio de transporte. Os táxis são indicados e prepare-se para muita caminhada. Como a cidade é cheia de níveis, existem muitos funiculares que levam de um lado a outro.
O que visitar:
Sem dúvida, o Centro Histórico de Nápoles (bairro que existe desde o século XVI) é o que há para visitar. Não é bonito, mas é particular. Sabe aqueles cortiços cheios de roupas penduradas, carros velhos, lixos e gente falando alto? Isso é Nápoles.
O Castelo Nuovo, construído no século XIII vale a visita. É muito bonito e nos leva direto para a época Medieval.
Lembra daquela historinha de que Colombo conseguiu deixar um ovo em pé? Pois é, parece que o porta Vigílio, que foi encarcerado na masmorra do Dell'Ovo conseguiu esta façanha muito antes.
Onde comer;
Nápoles é sinônimo de pizza e, dizem, é a melhor do mundo. Confesso que é realmente muito diferente da pizza do Brasil e faz mais o meu gosto: muito molho e pouco queijo.
Por indicação de uma revista de viagem, fomos atrás da L'Antica Pizzeria da Michele, a mais antiga da região, com 142 anos. Fomos procurando uma pizzaria nos moldes que conhecemos aqui no Brasil e de tão pequena a portinha quase não a vimos, a não ser pela imensa fila que se aglomerava do lado de fora. Outra curiosidade: só tem dois sabores margherita (molho e queijo) e marinara (molho).
Estávamos morrendo de fome e a espera por uma mesa dentro do restaurante era imensa, então ficamos com a segunda opção, levar para viagem, que demorava cerca de 15 a 20 minutos. O forno fica à mostra no meio do restaurante, o cheiro é divino. Vinte minutos depois a pizza estava pronta para viagem, mas a gente não tinha pra onde levar a pizza. Então, entramos no clima napolitano, nos sentamos na calçada e comemos ali mesmo. Isso é Nápoles!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário