Taormina - ao fundo o vulcão Etna |
Taormina fica na região da Sicília, sul da Itália. É uma mistura de paisagens que vale a pena. De um lado, o mar, do outro o vulcão Etna (ainda em atividade). Taormina é uma mistura de tesouros históricos com beleza natural. No centro, bem no alto, encantadoras ruelas de pedras enfeitadas com flores coloridas dão o toque romântico ao local.
Onde ficar:
As opções de hotéis e pousadas charmosas e aconchegantes aqui são muitas.
Hotel Capotaormina |
Nós ficamos no Hotel Capotaormina, da rede Atahotel (www.atahotels.it). O hotel é, ao mesmo tempo, grande e aconchegante. Fica localizado próximo ao mar, bem na pontinha de uma montanha, o que faz com que ao abrirmos a janela, vejamos mar para todos os lados e ao fundo o vulcão Etna. Pode-se escolher quartos com vista para o jardim ou para o mar.
Café da manhã |
O café da manhã é servido numa varanda, olhando o mar. E o café da manhã é ótimo, muito bem servido.
Mas existem outras opções bem charmosas: Grand Hotel San Pietro, Hotel Villa Schuler além de outras opções. A hospedagem em Taormina não é muito barata.
Um dos hotéis mais conhecidos e procurados, embora seu preço seja um tanto "salgado" é o San Domenico Palace Hotel, que foi um antigo convento e tem um jardim espetacular.
Como ir de um lugar para outro:
Balsa de San Giovanni para Sicília |
Para chegar na Sicília, é preciso ir de avião, ou se tiver de carro, atravessar 30 minutos de balsa. Mas a balsa é bem equipada com cafezinho, sofás confortáveis.
Como os hotéis que ficam perto da praia ficam longe do centro e os que ficam no centro ficam longe da praia, os hotéis da região tem um sistema de ônibus e vans que fazem esse transporte em horários pre-determinados. É só pedir a programação no ato do check in. Outra opção, fora desse horário, são os táxis. No centro, como as ruas são bem estreitas, não entra carro, aí a opção é caminhar mesmo. Mas a caminhada é uma delícia, pois a cada passo tem uma surpresa, um charme...
O que visitar:
Praia |
Para fazer todos os passeios e ainda conhecer as outras cidades da região, uma semana é pouco em Taormina, mas infelizmente não tivemos esse tempo.
Vista da Piazza IX Aprile |
No centro de Taormina, que fica no alto, encontramos a praça principal: Piazza IX Aprile, onde são realizados os casamentos e onde existe um mirante que torna possível ver o mar e o vulcão Etna, enquanto degustamos um gelato (sorvete).
As ruínas do Teatro romano Odeon, construídas pelo imperador César Augusto, são imperdíveis. Assim como as ruínas do Anfiteatro Greco Romano/ Antiquarium.
Na praça Badia, fica uma construção medieval chamada Palazzo Corvaja, que abrigou a família Corvaja de 1538 a 1945.
Imperdível também o passeio feito de barco para a Grotta Azzura, uma gruta onde se entra em pequenos barcos e, conforme bate a luz do sol, fica com um azul maravilhoso. Parece irreal.
Outro passeio de barco, leva o turista até a Isola Bella, uma ilhota onde fica uma reserva natural.
Onde comer:
Nossa primeira opção, que foi por indicação foi no Ristorante al Duomo (www.ristorantealduomo.it), que fica no centrinho, bem em frente à Igreja. Bom vinho, boa comida. Parecia ser um restaurante mais turístico. Uma boa pedida é o menu degustação.
Outra indicação foi a Trattoria da Nino, que tinha um ambiente mais família italiana. É menorzinho, mas também serve bom vinho e boa comida. A berinjela à milanesa que vem de entrada é imperdível!!
Outra boa opção é a Casa Grugno (www.casagrugno.it), também no centro, como os dois anteriores.
Dentro do Grand Hotel San Pietro também tem um bom restaurante: Il Giardino degli Ulivi (www.grandhotelsanpietro.net).
Dentro do San Domenico Palace Hotel também tem um ótimo restaurante: Principe di Cerami (www.amthotels.com).
Para comer rapidinho enquanto caminha, uma boa opção é o arancino. Tem formato de coxinha, mas é um bolinho de arroz frito, com recheio de frango, queijo e legumes.
Eu estou escrevendo esta parte já cheia de água na boca. Ô comida boa!!!
Comprinhas:
Quem vem para Taormina precisa levar um bom vinho, biscoitos italianos e temperos para massas prontos. Para adquirir esses produtos, a sugestão é La Bottega del Buongustaio. O dono do local é super atencioso e embala com bastante segurança as garrafas para colocar dentro da mala.
A principal rua para se fazer compras de todo tipo é a Corso Umberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário