domingo, 30 de setembro de 2012

Taormina - Itália

Taormina - ao fundo o vulcão Etna
Taormina - Itália



Taormina fica na região da Sicília, sul da Itália. É uma mistura de paisagens que vale a pena. De um lado, o mar, do outro o vulcão Etna (ainda em atividade). Taormina é uma mistura de tesouros históricos com beleza natural. No centro, bem no alto, encantadoras ruelas de pedras enfeitadas com flores coloridas dão o toque romântico ao local.




Onde ficar:




As opções de hotéis e pousadas charmosas e aconchegantes aqui são muitas.

Hotel Capotaormina



Nós ficamos no Hotel Capotaormina, da rede Atahotel (www.atahotels.it). O hotel é, ao mesmo tempo, grande e aconchegante. Fica localizado próximo ao mar, bem na pontinha de uma montanha, o que faz com que ao abrirmos a janela, vejamos mar para todos os lados e ao fundo o vulcão Etna. Pode-se escolher quartos com vista para o jardim ou para o mar.



Café da manhã
O café da manhã é servido numa varanda, olhando o mar. E o café da manhã é ótimo, muito bem servido.

Mas existem outras opções bem charmosas: Grand Hotel San Pietro, Hotel Villa Schuler além de outras opções. A hospedagem em Taormina não é muito barata.

Um dos hotéis mais conhecidos e procurados, embora seu preço seja um tanto "salgado" é o San Domenico Palace Hotel, que foi um antigo convento e tem um jardim espetacular.

Como ir de um lugar para outro:

Balsa de San Giovanni para Sicília
Para chegar na Sicília, é preciso ir de avião, ou se tiver de carro, atravessar 30 minutos de balsa. Mas a balsa é bem equipada com cafezinho, sofás confortáveis.

Como os hotéis que ficam perto da praia ficam longe do centro e os que ficam no centro ficam longe da praia, os hotéis da região tem um sistema de ônibus e vans que fazem esse transporte em horários pre-determinados. É só pedir a programação no ato do check in. Outra opção, fora desse horário, são os táxis. No centro, como as ruas são bem estreitas, não entra carro, aí a opção é caminhar mesmo. Mas a caminhada é uma delícia, pois a cada passo tem uma surpresa, um charme...

O que visitar:

Praia 
Para fazer todos os passeios e ainda conhecer as outras cidades da região, uma semana é pouco em Taormina, mas infelizmente não tivemos esse tempo.

Vista da Piazza IX Aprile
No centro de Taormina, que fica no alto, encontramos a praça principal: Piazza IX Aprile, onde são realizados os casamentos e onde existe um mirante que torna possível ver o mar e o vulcão Etna, enquanto degustamos um gelato (sorvete).

O Duomo di San Nicolo, igreja em construção gótica, construída no século XIII.

As ruínas do Teatro romano Odeon, construídas pelo imperador César Augusto, são imperdíveis. Assim como as ruínas do Anfiteatro Greco Romano/ Antiquarium.

Na praça Badia, fica uma construção medieval chamada Palazzo Corvaja, que abrigou a família Corvaja de 1538 a 1945.

Imperdível também o passeio feito de barco para a Grotta Azzura, uma gruta onde se entra em pequenos barcos e, conforme bate a luz do sol, fica com um azul maravilhoso. Parece irreal.

Outro passeio de barco, leva o turista até a Isola Bella, uma ilhota onde fica uma reserva natural.

Onde comer:

Nossa primeira opção, que foi por indicação foi no Ristorante al Duomo (www.ristorantealduomo.it), que fica no centrinho, bem em frente à Igreja. Bom vinho, boa comida. Parecia ser um restaurante mais turístico. Uma boa pedida é o menu degustação.



Outra indicação foi a Trattoria da Nino, que tinha um ambiente mais família italiana. É menorzinho, mas também serve bom vinho e boa comida. A berinjela à milanesa que vem de entrada é imperdível!!



Outra boa opção é a Casa Grugno (www.casagrugno.it), também no centro, como os dois anteriores.

Dentro do Grand Hotel San Pietro também tem um bom restaurante: Il Giardino degli Ulivi (www.grandhotelsanpietro.net).

Dentro do San Domenico Palace Hotel também tem um ótimo restaurante: Principe di Cerami (www.amthotels.com).

Para comer rapidinho enquanto caminha, uma boa opção é o arancino. Tem formato de coxinha, mas é um bolinho de arroz frito, com recheio de frango, queijo e legumes.

Eu estou escrevendo esta parte já cheia de água na boca. Ô comida boa!!!

Comprinhas:

Quem vem para Taormina precisa levar um bom vinho, biscoitos italianos e temperos para massas prontos. Para adquirir esses produtos, a sugestão é La Bottega del Buongustaio. O dono do local é super atencioso e embala com bastante segurança as garrafas para colocar dentro da mala.

A principal rua para se fazer compras de todo tipo é a Corso Umberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário