Estrada de Positano |
Positano faz parte da famosa Costa Amalfitana, sul da Itália e fica a aproximadamente 400 Km de Roma. A região era uma espécie de balneário de luxúria e lazer na época do Império Romano. Até hoje quando se fala em férias em alto estilo aos italianos, a resposta é Costa Amalfitana e este é o destino escolhido por muitas celebridades. Esse também foi o cenário para diversas obras de Picasso. A costa é espetacular, cheia de penhascos, flores, limão siciliano...
Positano foi tombada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Estrada de Positano |
Limito-me a dizer que no inverno pode-se perder muito do que a cidade tem a oferecer. Fora isso, como o sul é mais quente, primavera e outono são boas opções e, verão, claro, para curtir o que há de melhor no litoral sul da Itália. Nos meses de verão as estradas ficam engarrafadas, porque são muito estreitas em alguns trechos e só passa um carro por vez.
Onde ficar:
Hotel Eden Roc |
O hotel que escolhemos para ficar, em Positano, eu super recomendo: Eden Roc (www.edenroc.it). Charmoso, romântico, aconchegante, alegre, super bem localizado e o atendimento é nota 1000. Assim que chegamos, fomos recebidos na porta pelo Pascoal como se fôssemos amigos de infância que ele não via há anos, o que nos deixou muito à vontade. O café da manhã é delicioso e o pessoal que serve é muito bem humorado, hospitaleiro e parecem personagens saídos dos filmes de Benigni.
Vista do quarto do Hotel |
A piscina tem vista para o mar e é possível fazer refeições simples no local, que é todo enfeitado por flores. O quarto é bem espaçoso, conta com anti sala e um banheiro grande e bem equipado. Se puder, fique com o que tem varanda de frente para o mar. A vista é imperdível.
Como ir de um lugar a outro:
Estrada Positano-Amalfi |
As ruas são bem estreitas e a estrada é sinuosa, então fica difícil sair para tomar um bom vinho e depois aventurar-se na estradinha. Por isso, os bons restaurantes oferecem serviço de van com hora marcada, nos buscando e levando de volta ao hotel.
Caso fiquem no hotel indicado, dá para ir a pé ao centrinho ou vila, onde tem um comércio bem legal e ótimos restaurantes. Preparem-se para subir e descer muitas escadarias.
Para ir até Amalfi ou outras cidades da Costa Amalfitana, é bom alugar um carro ou scooter e curtir os inúmeros mirantes que existem na estrada.
O que visitar:
Vila de Positano (perto da praia) |
Igreja Madonna Maria |
O bacana de Positano é a vista espetacular e as ruas e vielas. A mais movimentada é onde fica a ruazinha que leva à praia: Via dei Mineli, tomada por lojas de roupas, temperos, restaurantes e galerias de arte.
No caminho vale dar uma paradinha na igrejinha de Madonna Maria. É simples, pequena, toca uma música de fundo e tem uma energia de paz muito boa. Eu dei minha paradinha por lá, como faço em todas as minhas viagens, para agradecer e pedir proteção.
Curtir a praia significa sentar-se lá por horas e esquecer da vida tomando um drink geladinho e se deliciando com as comidinhas. Prepare-se para encontrar mais gente vestida para festa do que de biquíni. A água está sempre gelada, mesmo no verão, e no lugar de areia macia, pedrinhas. O aluguel do guarda-sol mais cadeira de praia ( a diária) sai por 15 euros. É daqui que sai, todos, os dias, barcos para a Ilha de Capri (comento em outro post).
Centro de Amalfi |
Il Duomo di Amalfi |
Vale a pena ficar hospedado em Positano e passar o dia em Amalfi (as diárias de hotéis em Amalfi costumam ser 30% mais baratas do que em Positano). Esse trecho pode ser feito de carro (a estrada é linda) ou de lanchas-táxi (10 euros por pessoa) que tem também uma feirinha e rua de comércio à beira mar e uma viela comercial onde fica a Il Duomo di Amalfi, com uma imensa escadaria. A construção data de 839 a 1268 e é composta por um mosteiro, uma basílica, uma catedral e uma cripta.
Onde comer:
Hum!!! Só de lembrar da água na boca. Na praia tem umas 3 ou mais opções. Escolhemos o La Cambusa já por indicação e valeu a pena mesmo.Experimente o Spaguethi aos frutos do mar ou com Vôngoli.
Outro restaurante à Beira Mar: Le Terrazze.
Comprinhas:
Comprei muitos temperos no mercadinho que fica na vila, onde também tinha azeite trufado, delicioso!!!
Logo na entradinha da vila, tem uma loja pequena (ao lado do salão de beleza), onde tem vários acessórios e bijuterias em prata e cora: Idee d'Arte. O valor é 20% mais barato do que em Capri.
Vale a pena comprar souveniers feitos com limão siciliano (toalhas de mesa, louças, jogos americanos, cosméticos, aromatizador de ambiente, sachês, sabonetes) na Profumi di Positano. As donas são muito atenciosas e a sacola em tecido já é um presente.
Filmes:
- Only you
Nenhum comentário:
Postar um comentário