sábado, 13 de outubro de 2012

Pompéia - Itália

Pompéia - Itália


Pompéia fica situada a 22 Km de Nápoles. Em 79 aC, uma grande erupção do vulcão Vesúvio destruiu a cidade durante a noite, soterrando-a completamente sob uma grossa camada de cinzas. Pompéia manteve-se soterrada por 1600 anos e foi reencontrada em 1749 durante escavações na região. A lama e as cinzas protegeram as construções, os objetos e até os corpos dos efeitos do tempo.

A visita à Pompéia possibilita uma visão detalhada de como era a vida na cidade nos tempos da Roma Antiga. E impressiona a organização da cidade!

Hoje Pompéia é considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

Como ir para Pompéia?

Saindo de Nápoles, há um metrô que leva direto para Pompéia. Outra opção é ir de carro ou pegar excursões a partir de Nápoles. 

Para quem vai de carro, como eu, na entrada do Sítio Arqueológico existem vários estacionamentos. É bom ir logo cedo. A cidade é grande e existem diversos tipos de passeios, sendo o mais curto de 2 horas e o mais longo que leva o dia todo. 

Logo na entrada, existe um mapa com as principais marcações e, para não perder nenhum detalhe, é bom pegar o audioguia na entrada para ouvir todas as explicações. Existem visitas guiadas também.

O que visitar:

Quem tem tempo pode deixar-se levar pelas ruas de pedras da cidade até os principais pontos: Fórum, Teatro, Anfiteatro, Termas (onde tem os corpos preservados), Casa dei Vettii (onde encontram-se preservadas pinturas do século I), Casa del Poeta Tragico (onde fica o mosaico Cave Canem, figura de um cachorro que protegia a casa), Casa del Fauno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário